Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – ABU SIMBEL II

O TEMPLO DE RAMSÉS II

O complexo de templos de Abu Simbel, nas margens do Lago de Assuan, é resultado de assombrosas realizações de engenharia em dois momentos distintos da humanidade, separados por milênios de distância.

Construído por ordem de Ramsés II – O Grande, com obras iniciadas por volta de 1284 a.C., ele foi escavado na rocha e “astronomicamente” posicionado de modo a ser iluminado pelo Sol em duas datas específicas do ano, a data de nascimento e de ascensão ao trono do Faraó, conforme alguns egiptólogos acreditam (e outros não).

Esquecido por milhares de anos ele foi descoberto em 1813 por Jean-Louis Burckhardt, e desenterrado/saqueado por Giovanni Belzoni em 1817. Mais de cem anos depois, entre 1963-1968, os templos de Abu Simbel experimentaram nova maravilha da Engenharia.

A construção da represa de Assuan faria com que o complexo ficasse mergulhado no Lago Nasser de modo que a UNESCO arrecadou dinheiro no mundo inteiro, desmontou os dois templos e os remontou, inclusive com a localização astronômica idêntica, em uma montanha 61 metros acima da posição original.1

Maquete mostra o atual sítio dos templos e sua localização antiga, abaixo da linha da água.
Mapa mostrando o atual sítio dos templos e sua localização antiga, dentro do Lago Nasser da represa de Assuan.
O Templo de Ramsés II é dedicado a três deuses, Rá, Ptah e Amon. A impressionante fachada, guardada por quatro estátuas colossais do Faraó adornado pelos símbolos reais do Egito, possui nada menos que 33m de altura por 38m de largura.

A estátua imediatamente à esquerda de quem entra foi danificada por um terremoto. Sua cabeça encontra-se no chão, na frente do templo. Entre as pernas das estátuas, e ao lado delas, estátuas menores representam parentes do Faraó: sua esposa Nefertari, seu primogênito, Amun-herkepeshef, outros filhos e filhas e sua mãe.

Cabeça e busto da estátua, derrubados por um terremoto.
Aos pés das estátuas há representações dos deuses egípcios responsáveis pela unificação do Alto e Baixo Egito. Acima das estátuas há uma fileira de babuínos. No centro, acima do portal, relevos do Faraó fazendo oferendas a uma estátua do deus Amon.

Na imagem superior esquerda, os babuínos, nas demais, relevos na fachada e base das estátuas.
Estátua de Amon-Rá, acima do portal e detalhes das estátuas à direita.

Detalhes da estátua mais à esquerda da fachada.
Nas laterais da fachada são encontradas duas capelas, a da esquerda de quem chega, dedicada a Thot (cabeça de Ibis), “o deus do conhecimento, da sabedoria, da música e da magia2. A da direita “consiste num pequeno recinto a céu aberto com pedestrais com imagens de deuses e uma representação da barca solar com um sacrifício do faraó a Rá(Rá-Horajti)3.

Quem entra encontra-se na Sala Hipóstila, um salão de 18 x 16m e 9m de altura. Nesta sala há 8 pilares representando Osiris com feições de Ramsés II. O teto homenageia a deusa Nejbet e as paredes trazem as sempre presentes cenas de batalhas, oferendas e filhos do Faraó.

Acima e abaixo detalhes da Sala Hipóstila, com as colunas e estátuas de Ramsés II associado a Osiris.
O salão comunica-se com várias câmaras laterais e com anti câmara que é unificada ao vestíbulo que dá acesso ao santuário. As câmaras laterais são em número de 8, com decoração simples. A anti câmara mede 11 x 7,58m e possui quatro colunas quadradas. As paredes são decoradas com imagens de Ramsés II junto aos deuses.

Acima e abaixo imagens da decoração interna em relevo das paredes do templo.


O vestíbulo dá acesso a três portas e a central é a entrada do santuário, no qual apenas o Faraó podia entrar. Em frente à porta quatro estátuas: a do próprio Ramsés II e as dos deuses Ra-Harakhte, Ptah e Amon-Rá.

As estátuas, que ficam posicionadas em linha reta com a entrada do templo recebem iluminação direta do Sol apenas duas vezes por ano, nos dias 21 de fevereiro, suposto aniversário de Ramsés II, e no dia 22 de outubro, dia em que supostamente foi coroado Faraó.


O Sol ilumina a estátua de Ramsés II na companhia dos deuses.
Quando da mudança do monumento, os engenheiros a serviço da UNESCO remontaram o templo de modo a que esse particular alinhamento permanecesse. Mesmo após milhares de anos, a vontade de Ramsés II – O Grande, ainda tem força no Egito!
Acima a remontagem do templo no local atual. Abaixo um antigo esquema do templo
Continua...


Conheça o Edital de Publicação clicando aqui.

Para conhecer, clique aqui.

Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para ir ao nosso site, clique aqui.

Imagens:
http://www.planetware.com/nubia/abu-simbel-egy-asw-abusim.htm
http://jpc83.com/Egypte/egypte9.html
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Great_Temple_of_Abu_Simbel_details
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Interior_of_the_Great_Temple_of_Abu_Simbel
http://www.leeabbamonte.com/africa/5-things-to-do-in-aswan-abu-simbel.html
http://nessahappens.blogspot.com.br/2008/05/day-eight-abu-simbel.html
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Great_Temple_of_Abu_Simbel
1http://pt.wikipedia.org/wiki/Abu_Simbel
2http://pt.wikipedia.org/wiki/Tot
3http://pt.wikipedia.org/wiki/Abu_Simbel

Nenhum comentário:

Postar um comentário