Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – ABU SIMBEL I

O TEMPLO DE NEFERTARI

O complexo arqueológico de Abu Simbel, nas margens do Lago de Assuan, possui as Histórias mais fascinantes dentre os templos egípcios.

Abu Simbel abriga dois templos construídos por ordem do maior de todos os Faraós, Ramsés II – O Grande, sendo um para si próprio e outro para a mais amada de suas esposas, a rainha de beleza lendária, Nefertari. E tudo que está relacionado a Ramsés II é, geralmente, colossal.


O Templo de Nefertari é mais simples que o de seu esposo e segue um modelo que o assemelha ao Templo de Hatschepsut, escavado na rocha, linhas retas, colunas com estátuas, etc.

Dedicado à deusa Hathor, o Templo de Nefertari possui uma fachada com seis estátuas de dez metros de altura em posição de caminhada. As duas estátuas imediatamente aos lados da entrada são de Ramsés II portando os símbolos reais do Egito, assim como as últimas. No meio delas ficam as duas estátuas da rainha, caracterizada como a deusa Hathor.


Os filhos do casal também são representados na fachada, na forma de pequenas estátuas e as inscrições na pedra também representam o Faraó fazendo oferendas às deusas femininas Hathor e Isis.

Após a entrada há um salão com cerca de 100m2 e seis pilares divididos em duas filas. Esses pilares trazem a cabeça de Hathor, do casal real e de outras divindades.

No salão há três portas que levam a uma câmara que dá acesso a outras duas câmaras sem decoração que, acredita-se, serviam de depósitos, e o santuário.

O santuário é decorado com cenas de oferendas religiosas e abriga a estátua da deusa Hathor, ladeada por dois pilares de Osíris .1

Questões políticas e religiosas egípcias à parte, o chamado Pequeno Templo de Abu-Simbel foi uma prova de amor de Ramsés II por sua esposa preferida Nefertari.

Conta-se que, quando a obra do templo terminou, o Faraó levou a amada para contemplá-lo. Esperamos que ela tenha realmente gostado do que viu, pois em toda a História humana são raríssimas as mulheres cujos maridos tiveram poder e amor o bastante, juntos, para construir um templo inteiro em sua homenagem.

Com a devida vênia ao poderoso Ramsés II, o Reino de Clio também homenageia a rainha: Sempre Bela, Bem Amada Nefertari!
A nota triste é que, conta-se também, ela teria morrido pouco tempo depois...
Continua...

Publique seus textos na Revista Reino de Clio! Para saber mais, clique aqui.

Você já leu o Manifesto pela Tolerância do Reino de Clio? Para conhecer, clique aqui.



Para navegar mais por este blog, clique aqui.

Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.

Para ir ao nosso site, clique aqui.


Imagens:
http://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=nefertari+temple&title=Special%3ASearch&go=Go&uselang=pt-br
http://www.skytamer.net/Egypt,Aswan,Abu_Simbel.html
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Little_Temple_of_Abu_Simbel?uselang=pt-br
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Interior_of_the_Little_Temple_of_Abu_Simbel?uselang=pt-br
1http://pt.wikipedia.org/wiki/Abu_Simbel

Nenhum comentário:

Postar um comentário