Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

O OÁSIS INFINITO

O OÁSIS INFINITO

As longas e penosas caminhadas, de oásis em oásis, em busca da preciosa água. As cansativas perseguições nas caçadas a animais que fugiam para cada vez mais longe. As migrações ininterruptas em busca das regiões onde frutas e outros tipos de alimento podiam ser encontrados. Tudo isso sob o Sol escaldante do deserto. Essa era a vida das famílias nômades em tempos que fogem da memória.

Mas havia um lugar onde as frutas e alimentos podiam ser encontrados em abundância, onde não era necessário ir atrás da caça, porque a caça vinha até perto da lança e onde jamais, jamais faltava água, a mesma que atraia a caça. Esse oásis infinito, lugar de uma terra negra e fértil, o Kemet, era uma dádiva do Grande Nilo, era o Egito!

Quando grupos familiares entraram em processo de sedentarização às margens do Rio Nilo, que fornecia água, pesca, caça e agricultura após as cheias, e uniram-se em Nomos, sob a liderança de um Nomarca, ampliaram sua força produtiva e criaram um sistema de trocas comerciais.

A união dos Nomos em torno de interesses comuns formou as cidades estados, administradas por funcionários que viriam a formar uma elite dominante. A união das cidades estados, por sua vez, formou dois reinos às margens do rio. Nasciam, assim, o Baixo Egito e o Alto Egito.


O Baixo Egito era a Terra do Papiro, ficava perto da foz do Rio Nilo, tinha um clima litorâneo mais chuvoso e reuniu cerca de 20 Nomos. Sua capital era Buto.

O Alto Egito era a Terra dos Juncos, reunia cerca de 22 Nomos e seu clima era desértico. A capital era Hieracompolis (ou Nekhen). Os símbolos eram a Lótus, carriço e a Coroa Branca Hedjet.
Por volta de 3200 a.C., o Alto Egito, sob a liderança do Faraó Menés (ou Narmer), o Alto Egito conquistou o Baixo Egito, unificando a terra em uma só. Ao mesmo tempo o deus falcão Horus, prevaleceu sobre as demais divindades, tornando-se o principal deus egípcio;
A capital foi estabelecida em Tinis e a situação se manteve por 2 dinastinas (cerca de 19 Faraós). Por volta de 2686 a.C o Faraó Zoser, primeiro da III Dinastia, transferiu a capital para Mênfis, iniciando o Antigo Império, ou Império Menfita.

O Reino de Clio está iniciando seu Período Egípcio. De hoje em diante teremos vários meses com textos dedicados à Terra dos Faraós. Vamos dividí-los em séries temáticas nas quais vamos explorar a vida no Antigo Egito, os principais Faraós, os deuses, os templos e o Livro dos Mortos.

Prepare-se! Pinte os olhos para protegê-los da areia, encha as garrafas de água, prepare a ração, acomode tudo sobre seu camelo, pegue seu cajado e venha conosco nesta jornada. A comitiva do Reino de Clio está partindo em visita oficial ao Reino do Nilo!

Continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário