Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS - O RAMESSEUM

O TEMPLO MORTUÁRIO DE RAMSÉS II

A despeito da deterioração em que se encontra, as ruínas do Ramesseum permitem vislumbrar a maravilha que deve ter sido quando de sua inauguração.

Construído por ordem do maior de todos os faraós, o templo é dedicado ao deus Amon e glorifica os feitos de Ramsés II. Suas paredes contém representações da Batalha de Kadesh, a festa de Min e a procissão dos filhos do faraó.1

Acima, cenas da Batalha de Kadesch e de Ramsés com os deuses. Abaixo os filhos do Faraó.

Situado na Necrópole de Tebas, no Alto Egito, o templo começou a ser construído logo no início do reinado de Ramsés II, tendo durado cerca de 20 anos. As obras foram feitas na área de um templo arruinado que pertencera a Seti I.

O Ramesseum era dotado de dois pilões em sequência, cada um com cerca de 60m de comprimento e seguido por um pátio. Após o segundo pátio, um salão hipóstilo de nada menos que 48 colunas, rodeando o santuário.


Completando a obra havia uma gigantesca estátua do Faraó na parte traseira. A estátua teria 19m de altura e pesaria cerca de 1000 toneladas!

Havia também um palácio, certamente para hospedar o Faraó quando de suas visitas, e diversas outras construções anexas, entre elas uma escola e uma padaria, que gravitavam ao redor do palácio e do templo, dedicadas ao funcionamento destes.



As cheias do Nilo contribuíram sobremaneira para a degradação do Ramesseum que ainda foi sacudido por terremotos e, como se não bastassem as catástrofes naturais, foi depredado pelos cristãos que o ocuparam com uma igreja.

Ramsés II erigiu construções monumentais, dignas do epíteto “Faraônicas” e de seu título, O Grande. Algumas, como Abu-Simbel, sobreviveram e dão testemunho de sua obra. Infelizmente o Ramesseum não é mais uma delas. Apenas resta a imaginação...


Continua...
Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.

Para voltar ao site, clique aqui.
Imagens:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ramesseum
http://commons.wikimedia.org/wiki/Ramesseum
http://sobreegipto.com/2008/05/08/el-interior-del-ramesseum/
http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-images-killing-horse-battle-ramesseum-luxor-image18091889
http://www.allposters.com/-sp/Battle-of-Kadesh-1274-B-C-Ramesseum-Egypt-Posters_i10115035_.htm?aid=1802191384&DestType=7
http://www.featurepics.com/online/Battle-Kadesh-1757028.aspx
http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-images-chariots-battle-kadesh-ramesseum-image18091919
http://mathcs.slu.edu/~bart/egyptianhtml/kings%20and%20Queens/PrinceMery-Amen.html
1http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramesseum

Nenhum comentário:

Postar um comentário