Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – MEDINET HABU

TEMPLO FUNERÁRIO DE RAMSÉS III

A área de Medinet Habu, que abriga o Templo de Ramsés III, e que funcionou como centro administrativo de Tebas, já era considerada território sagrado desde muito antes da sua construção, pois teria sido o local de sepultamento dos deuses primordiais do Egito, componentes da Ogdoad, os 4 casais divinos originais.

Foi neste local que ocorreu a primeira greve registrada na História, quando os trabalhadores de Deir-el-Medina, que construiam os túmulos reais, paralisaram as atividades até o recebimento de seus pagamentos. Nada se sabe sobre horas-extras, ticket alimentação, férias, 13º e vale-transporte ou plano de saúde.

A construção é cercada por altos muros de tijolos e foi feita da forma tradicional usada na época, possuindo semelhanças com o Templo de Ramsés II. O área interna possui 210 x 300m e cerca de 7000 m2 de paredes decoradas com relevos.


A importância deste templo pode ser verificada pela presença de um lago sagrado e ele possui, a exemplo de outros templos, um Nilômetro, para calcular as cheias do Nilo. Anexo há os restos do Palácio Real, que se comunica com o templo pela passagem conhecida como Janela das Aparições. Acredita-se também que o complexo abrigou o harém do Faraó.

O primeiro e grandioso pilone conduz a um pátio de colunas com grandes estátuas do Faraó e do deus Osíris. O segundo pilone dá acesso a outro pátio de colunas, neste caso, esculpidas com a figura de Ramsés III.




Deste pátio parte uma rampa para o próximo recinto que possui diversas colunas que sustentavam um telhado hoje inexistente. Nele se podem ver diversas salas laterais que abrigavam o tesouro real, outras divindades, a capela do Faraó, o santuário da Barca Sagrada de Amon, etc.

As inscrições nas paredes mostram as vitórias militares de Ramsés III, festas e oferendas religiosas, momentos de caça, etc.

Como quase todos os Faraós, Ramsés III associou seu nome e sua imagem aos deuses. Ao não adotar o nome de seu pai, Setnakht, mas o de seu avô, Ramsés II, ele nos parece ter intencionado tornar a si mesmo o que seu avô se tornara: uma lenda.


Continua...




Imagens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medinet_Habu
http://www.greatcommission.com/egypt/
http://www.egiptoforo.com/antiguo/Medinet_Habu._Templo_de_Ramses_III

Nenhum comentário:

Postar um comentário