Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – HÓRUS / EDFU

O TEMPLO DE HÓRUS1

Construído de pedra arenosa já durante a dinastia dos Ptolomeus (pós Alexandre o Grande e perto da era do domínio romano), o Templo de Hórus, o deus falcão, demorou quase 200 anos para ser concluído, chegando a ter adornos acrescentados já durante o reinado de Augusto.

Edfu mede 137 x 79 metros. Possui pilones de 37 metros de altura, pátio aberto, salas de colunatas com 18 e 12 colunas, respectivamente, dois vestíbulos e um santuário, contendo também os acréscimos não usuais antes da era ptolomaica, da casa do nascimento de Hórus, cripta e nilômetro.

Sala do Nilômetro e as águas do Nilo
O nilômetro é um túnel com escadas que fornecia ligação com as águas do Rio Nilo. Neste recinto os sacerdotes faziam cálculos constantes por meio dos quais tentavam prever as cheias do rio.




A maioria das inscrições é dedicada a ilustrar as atividades de Ptolomeu III, rezando, fazendo oferendas, etc. Estátuas em granito do deus-falcão Hórus encontram-se na entrada e no pátio interno.



A sala das 18 colunas dá acesso à chamada biblioteca do templo e à sala de 12 colunas, onde os relevos nas paredes mostram:

as cenas simbólicas conhecidas como " os rituais da fundação do templo" que ilustram o rei diante de Hórus dedicando-lhe um templo, gravando a fundação com cinzel no chão, ou medindo os tamanhos do templo com a ajuda da deusa Seshat, deusa da escritura e a colocação da primeira pedra do templo pelo rei, e depois se pode ver a forma do templo dentro de um cartucho dedicado pelo rei ao deus Hórus.1


A partir do santuário, fracamente iluminado por uma abertura no teto, e que possui um sacrário e altar feitos de granito, tem-se acesso a 12 quartos de paredes ornadas com cenas religiosas que, acredita-se, serviam para guardar os objetos dos cultos, e um túnel, que pode ter servido de cripta para guardar os objetos mais valiosos ou para realização de rituais.

Santuário. Ao fundo o sacrário e no meio o altar, sustentando a barca de Hórus.
Continua...


1 http://www.egitoantigo.net/templo-de-edfu.html
Imagens:
http://www.ozine.co.uk/gallery/index.php/Egypt
http://en.wikipedia.org/wiki/Temple_of_Edfu
http://12121.hostinguk.com/edfu.htm
http://www-staff.it.uts.edu.au/~jenny/photos/Nile/slides/Nilometer%20and%20Nile%20at%20Edfu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário