Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de julho de 2015

OS GRANDES FARAÓS - RAMSÉS II


RAMSÉS II – O GRANDE

O filho de Seti I e da Rainha Toya não nasceu primogênito, mas estava destinado a ser o maior de todos os Faraós.
Ramsés II governou o Egito por 66 anos, de 1279 a 1213 a.C., e tudo que se relaciona a seu nome aponta para o adjetivo que o complementa: “Grande”.
Considerando que os egípcios viviam pouco e se casavam cedo, nada menos que 4 ou 5 gerações de súditos viveram e morreram tendo Ramsés II como seu Faraó.
Em sua presença abundava o luxo, a mesa era sempre farta e os grandes banquetes eram comuns. Foi um tempo próspero para o Egito.


Ramsés teve pelo menos 7 esposas conhecidas, dentre as quais Nefertari, a principal e de lendária beleza. Com ela, o Faraó teve seis filhos, inclusive o primogênito, Amen-herkhepeshef, que morreu por volta dos 30 anos de idade de um ferimento na cabeça, causado por acidente ou golpe intencional.
Aparentemente é bem verdade que Ramsés II amava profundamente sua primeira esposa, Nefertari, que seria de uma beleza extraordinária.
Mas a Rainha não era apenas um rostinho bonito, pois teria sido importante no processo de paz com os Hititas, através de seus contatos com a rainha daquele país.
E, de fato, o Faraó prestou à amada homenagens grandiosas, chegando a construir um templo para ela, vestindo-a como uma deusa: Hathor. A dedicação do templo dizia que este era "como obra de eternidade para a grande esposa real Nefertari, a amada de Mut, para todo o sempre, Nefertari, para cujo esplendor o Sol brilha"1.
Diferente do que mostra a novela, porém, não encontramos registros de que ela tenha sido rejeitada por Seti I. Se a tradição foi seguida, o próprio Seti I deve ter sido o principal incentivador do casamento, que ocorreu anos antes de Ramsés II se tornar soberano.
Para infelicidade do apaixonado Faraó porém, entre o 24º e o 30º ano de seu reinado, a bela Nefertari morreu. Mas não foi esquecida, seguiu sendo, até a morte de Ramsés II, chamada de "A Favorita" e nenhuma outra esposa jamais recebeu o título de "Grande Esposa Real"!

NEFERTARI

A obra arquitetônica deste soberano também é a maior de todas. Entre construções próprias, ampliações, reformas e conclusões de obras de seu pai, Ramsés II construiu cidades inteiras e templos colossais.
Dentre as maiores obras destacamos a cidade de Pi-Ramsés, em cuja construção os israelitas alegam ter trabalhado, e os Templos de Abu Simbel dedicados a ele e a sua amada Nefertari.
ABU SIMBEL -  esquerda o Templo de Ramsés II e à direita o Templo de Nefertari.
Seu templo possui, logo na entrada, quatro estátuas colossais de si mesmo, cada uma com 20 metros de altura.
O templo foi construído de forma que, nos dias de celebração de seu aniversário e de sua coroação, a luz do Sol penetra rocha adentro iluminando sua estátua no final do corredor.

ABU SIMBEL - acima as 4 estátuas de Ramsés II e abaixo sua estátua iliminada pelo Sol.

Para seu funeral Ramsés II ordenou a construção de outro magnífico templo, conhecido como Ramesseum. Situado próximo a Tebas, o templo possui registros valiosos do reinado do Faraó, como a Batalha de Kadesh, entre outros.
O RAMESSEUM - Templo Funerário de Ramsés II
O próprio Ramsés II, ou melhor, sua múmia.

Sua múmia, porém, não foi deixada no local, mas foi encontrada em uma sepultura coletiva, em companhia da múmia de seu pai, Seti I.
Na próxima semana trataremos da batalha épica em Kadesh, na qual Ramsés II jogou tudo que tinha, inclusive a própria vida!

Continua!

1http://leopoldina-emummundodistante.blogspot.com.br/2010/05/nefertari-grande-esposa-de-ramses-ii.html
Imagens:
http://www.historia.templodeapolo.net/governantes_ver.asp?cod_governante=111&value=Ramses%20II&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20Eg%C3%ADpcia&sede=Pi-Ramses
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abu_Simbel#mediaviewer/File:Abu_Simbel,_Nefertari_Temple,_front,_Egypt,_Oct_2004.jpg
http://galleryhip.com/ramses-ii-tomb-inside.html
http://www.sakuratraveleg.com/upload/gallery/312s.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Temple_of_Derr_relief_of_Ramesses_II.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Ramesses_II#mediaviewer/File:RAMmummy.jpg
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Temple_Ramesses_II_Abu_Simbel_Panoramic.jpg
http://indulgy.com/post/jfhBbMXIy1/king-ramses-ii-temple-abu-simbel-egypt
http://www.panoramio.com/photo/22882558
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rams%C3%A9s_II#mediaviewer/File:Egypt.Ramesseum.02.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nefertari#mediaviewer/File:Maler_der_Grabkammer_der_Nefertari_004.jpg
http://imgarcade.com/1/ramses-ii/

Nenhum comentário:

Postar um comentário