Total de visualizações de página

sábado, 6 de junho de 2015

OS GRANDES FARAÓS - AKHENATON


AKHENATON – HÁ APENAS UM DEUS!
A História de um dos Faraós mais importantes do Egito esteve esquecida por milhares de anos. Seus sucessores tentaram proscrevê-lo, apagar seu nome, e as referências a si traziam apenas o epíteto de “Inimigo”.
Somente no século XIX, quando as ruínas de Aketaton foram descobertas em Tel El Amarna, é que se soube de sua existência.

O filho de Amenófis III e da Rainha Tiye, Amenófis IV, foi um dos faraós da XVIII dinastia e governou o Egito de 1352 a 1336 a.C. ou de 1351 a 1334 a.C. embora não fosse o filho primogênito de seu pai.
O trono do Egito seria de mais um Tutmés, filho do Faraó e da princesa mitanesa Giluchipa, esposa secundária. Mas o herdeiro do trono morreu jovem e o posto de sucessor ficou para o jovem Amenófis, filho da esposa principal, Tiye.
O jovem Faraó, ao assumir, manteve os planos de seu pai, de enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon, que possuiam muitas terras, minas, sua própria frota de navios e força policial.

Amon-Rá (com o círculo sobre a cabeça)
Logo no terceiro ano de seu reinado Amenófis IV mandou celebrar uma festividade de nome Sed, que tradicionalmente ocorria apenas aos 30 anos de governo. Na ocasião o único deus mencionado foi Aton (Sol).


Em seu trabalho de construção ergueu, ao redor do Templo de Amon, em Karnak, nada menos que 4 templos dedicados a Aton, fazendo um verdadeiro cerco ao culto de Amon.
No quinto ano de reinado a revolução realmente começou. Amenófis IV (Amen-hotep – Amon está satisfeito) mudou seu nome para Akhenaton (espírito atuante de Aton) e declarou-se filho e profeta do deus solar.


Mas Akhenaton foi muito mais além. Declarou Aton o deus único, banindo todos os demais deuses do panteão egípcio! Logo, o Faraó decidiu construir uma nova capital, inteiramente dedicada ao Deus Único. Nefertiti estava sempre ao lado de Akhenaton e apoiou firmemente as mudanças.

O local escolhido foi onde hoje fica El Amarna, entre Tebas e Mênfis. Logo começou a construção de Aketaton (horizonte de Aton), a cidade de Aton, que se estendia por quase trinta quilômetros.
Tudo na cidade girava em torno de permitir que os raios do Sol iluminassem a vida das pessoas. Avenidas largas, construções simples, o Templo e o Palácio possuiam grandes pátios e poucos telhados, para banir o máximo possível a escuridão.





Preocupado com as questões espirituais, Akhenaton teria se descuidado da política, o que, se por um lado permitiu o acúmulo de poder nas mãos do funcionário Ay e do general Horemheb, por outro fez com que o Egito, por conta do antimilitarismo do Faraó, descuidasse de seus povos vassalos.
A crescente ameaça hitita não foi combatida, os beduínos tomaram grandes áreas do Crescente Fértil e as minas de ouro da Núbia foram perdidas.
Por volta do 15º ano de reinado, o governo foi dividido com alguém de nome Semencaré, sobre quem muito pouco se sabe. Neste mesmo período Nefertiti desapareceu dos registros e supõe-se que tenha morrido.
Akhenaton morreu de forma misteriosa dois anos depois e não se sabe, com absoluta certeza, onde foi enterrado. Semencaré reinou por dois anos, sendo sucedido por Tutancaton (que depois mudou o nome para Tutancamon), que tinha apenas oito anos de idade.
Essa mudança de nome mostra que o novo Faraó devolvia a Amon a supremacia sobre o Egito.


A obra “Aspectos do Antigo Egito” traz as surpreendentes informações de que Nefertiti não seria esposa, mas filha de Akhenaton. Que Tutancamon seria neto de Akhenaton, filho de uma de suas muitas filhas (não de Nefertiti) com um príncipe babilônio.
Este príncipe teria sido o responsável pela morte de Akhenaton e pelo desaparecimento de Nefertiti e, também, pelo retorno do culto de Amon à predominância anterior. Recomendamos a leitura.
De nossa parte, acreditamos que o período da experiência monoteísta de Akhenaton tenha influenciado sobremaneira algumas pessoas que viviam no Egito, mas que eram originárias do Crescente Fértil: os futuros hebreus.
As muitas semelhanças entre o monoteísmo de Aton e as crenças do povo de Israel, porém, são assunto para outras ocasiões.

Continua...


Imagens:
http://people.ufpr.br/~coorhis/priscila/aton.html

http://galleryhip.com/akhenaten-nefertiti-and-their-children.html
http://nososcachorros.blogspot.com.br/2011/01/imagens-de-akhenaton-akenaton-amenhotep.html
http://factsanddetails.com/media/2/20120211-Akhenathon_and_Nefertiti_.jpg
http://msnbcmedia.msn.com/j/MSNBC/Components/Photo/_new/100310-pharaoh-vmed-926a.photoblog600.jpg
http://mathcs.slu.edu/~bart/abimages/nef+akh-votive.jpg
http://www-scf.usc.edu/~cipolla/VTegakhrepro.jpg
http://www.mikekemble.com/egypt/egypt.html
http://arqueologiaegipcia.com.br/wp-content/uploads/akhenaton_nafertiti_meriaton_meketaton.jpg
http://theredlist.com/media/database/muses/couples/historic/nefertiti-et-akhenaton/009_nefertiti-et-akhenaton_theredlist.jpg
http://egypt1.blog.cz/1003/el-amarna-achetaton
http://www.1worldtours.com/Tel_Amarna_Tours.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Ra
http://nl.defaraosenhunkoninginnen.wikia.com/wiki/Bestand:Amarna01.jpg
http://www.comequando.it/akhetaten-la-citta-del-sole/
http://lasueta.files.wordpress.com/2008/06/akhenaton.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário