Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – ABIDOS

ABIDOS - A CABEÇA DE OSÍRIS

Abidos é uma área muito antiga e importante de sepultamentos e tornou-se, posteriormente, local de importância política e religiosa no Baixo Egito, lugar escolhido pelos Faraós Seti I e Ramsés II para construção de templos cenotáfios.

Destino de grandes peregrinações religiosas dedicadas ao deus Osíris, Abidos também possui um templo dedicado àquela divindade pois, segundo a mitologia egípcia, seria lá o sítio de localização da cabeça do deus.

O TEMPLO DE SETI I

O Grande Templo de Abydos, ou Memnonium, é um templo cenotáfio, ou seja, homenageia Seti I, mas não abriga seu corpo. Sua construção, iniciada por Seti I e concluída por Ramsés II, tinha o objetivo de, além da evidente autoglorificação, ser uma oferenda para atrair as bençãos de Osíris, aquele que regenera e governa o passado.1

O templo foi construído em uma encosta, e possui vários terraços, por conta dos níveis. A planta da construção é em forma de “L”, complementada pelo túmulo simbólico de Osíris, o Osireion.

Apesar de ser o principal deus, Osiris divide o templo com o próprio Seti I e, também, com Isis, Horus, Amon, Ra-Horajti e Ptah.



O Osireion - túmulo simbólico de Osiris.
Neste templo há salas nas quais as inscrições e relevos estão em excepcional preservação, inclusive mantendo as cores originais das pinturas. Ele também abriga a famosa lista de Faraós antecessores de Seti I na qual os nomes de Akhenaton e Hatschepsut foram “esquecidos”.

A Lista dos Faraós


Alguns hieroglifos causam enorme sensação por apresentar formas de helicópteros e submarinos, como se fossem proféticos.

Os egiptólogos, porém, pussuem uma explicação bem simples para o “Júlio Verne” egipcio. Trata-se, segundo eles, de um Palimpsesto, ou seja, alguém reutilizou a área da inscrição para retirar ou acrescentar algo novo, porém a inscrição antiga ainda está visível, sendo coincidência a aparência com objetos do presente.

No caso do “helicóptero”, seria a substituição do nome de Seti I pelo de seu filho, Ramsés II. A inscrição antiga "Aquele que repele as nove alianças", torna-se "Aquele que protege o Egito e supera os países estrangeiros".2

As cores mostram as inscrições distintas, feitas em épocas diferentes.

O TEMPLO DE RAMSÉS II

Localizado a noroeste de templo de Seti I, esta construção, apesar de ter sido feita em honra do maior dos faraós, não resistiu às dilapidações, tendo sobrado apenas a fachada e a parte inferior. Apesar disso, várias inscrições e relevos seguem bem preservados.

A entrada principal leva a um pátio cercado por colunas de Osíris, feitas em pedra calcárea. Deste pátio sai uma rampa que leva a uma varanda com 16 pilares que dá acesso a quatro capelas.





Na sequência duas salás hipóstilas de oito colunas cada, a última delas dando entrada a três capelas de cada lado. As da direita dedicadas aos deuses de Abidos e as da esquerda aos deuses de Tebas.

Por fim, posterior e em um nível inferior, o santuário feito em alabastro. Nele pode-se ver estátuas em granito de Ramsés II e seu pai, Seti I, acompanhados por deusas.

Continua...

Conheça o Edital de Publicação clicando aqui.

Para conhecer, clique aqui.


Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para ir ao nosso site, clique aqui.

Imagens:
http://es.wikipedia.org/wiki/Templo_funerario_de_Seti_I_(Abidos)
http://en.wikipedia.org/wiki/Abydos,_Egypt
http://ancientneareast.org/category/ancient-writing/
http://www.gravuras-antigas.com/product_info.php?products_id=8431
http://www.egiptomania.com/arte/templos/cenotafioramses.htm
http://www.egiptomania.com/antiguoegipto/upper/abidos_ramses.htm
http://www.flickriver.com/photos/soloegipto/sets/72157626784960222/
1http://es.wikipedia.org/wiki/Templo_funerario_de_Seti_I_(Abidos)
2http://leopoldina-emummundodistante.blogspot.com.br/2009/06/abidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário