Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de maio de 2015

GRANDES FARAÓS - DJOSER

DJOSER – O MAGNÍFICO
Ele pode ter sido o primeiro ou o segundo Faraó da Terceira Dinastia. Há controvérsia sobre o período de seu reinado. Há quem aponte 2640 a 2575 a.C., outros afirmam 2625 a 2605 a.C., também se cogita 2636 a 2611 a.C. e há ainda outros que apostam em 2667 a 2648 a.C. e os mais recentes testes de carbono-14 estabelecem datação entre 2691 e 2625 a.C.
Djoser


Há consenso, porém, em torno do governo exitoso feito por Djoser e de ser ele o primeiro Faraó a construir uma pirâmide, no caso, a pirâmide de Sakkara, conhecida como a Pirâmide de Degraus.

Pirâmide de Degraus
Se ele foi o primeiro Faraó da Terceira Dinastia, seu pai era o Faraó Khasekhemui e sua mãe era a Rainha Nimaethap. Se foi o segundo Faraó, então não há certeza de sua origem familiar.
Acredita-se que Djoser reinou sobre um Egito cuja unificação estava definitivamente concretizada e, portanto, ele não teria tido problemas internos de unidade.
Alguns fragmentos de registros sugerem que houve um período de fome (neste caso um registro muito posterior), que ele subjugou e manteve longe de suas fronteiras os grupos de beduínos errantes e que ampliou a exploração das minas na região do Sinai.
Os feitos militares de Djoser o levaram a expandir os domínios egípcios em direção ao Sul, estabelecendo as fronteiras do Egito nas primeiras cataratas do Rio Nilo, na região de Assuan, onde hoje temos o grande lago.
Lago de Assuan - Vista aérea de Abu Simbel

A grande revolução trazida por Djoser, contudo, foi no setor das construções e dos sepultamentos. Ele foi o primeiro Faraó, segundo os historiadores, a ser sepultado em uma pirâmide. Até aquele momento os túmulos reais eram as mastabas, construções quadradas ou retangulares de um único piso.
Exemplar de Mastaba

O arquiteto do Faraó, Imhotep, porém, inovou ao realizar uma obra com pisos sobrepostos em forma de degraus.



Ao redor da pirâmide foram erguidas outras construções, cercadas por um muro de 1500 m de comprimento, cerca de onze metros de altura com portas falsas a cada quatro metros.



A obra maravilhosa de Imhotep, a mando de Djoser, proporcionou que o nome deste Faraó fosse reverenciado por milênios, pelos egípcios.

Continua...


Imagens:
http://www.skytamer.com/2009/20090319-AbuSimbelOverview.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Mastaba#mediaviewer/File:Mastaba-faraoun-3.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Saqqara_BW_5.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Djoser.jpg
http://www.historia.templodeapolo.net/governantes_ver.asp?cod_governante=57&value=Djoser&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20Eg%C3%ADpcia&sede=M%C3%AAnfis
http://conhecimentointegrador.blogspot.com.br/2010/10/o-farao-djoser.html
http://probaway.files.wordpress.com/2008/07/imhotep-djoser-pyramid.jpg
http://inconscientecoletivo.net/wp-content/uploads/2010/06/saqqara-pyramid-int.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário